Quatro soldados da Otan morrem em a ataque a helicóptero no Afeganistão

Insurgentes do taleban lançaram dois foguetes contra soldados no sul do Afeganistão

AP

09 de junho de 2010 | 08h48

CABUL - Um helicóptero da Otan foi derrubado no sul do Afeganistão nesta quarta-feira, 09, matando 4 soldados, disse a aliança.

 

O helicóptero foi derrubado por fogo inimigo na província de Helmand, disse a Otan em um discurso, sem dar mais detalhes.

 

O porta-voz do taleban Qari Yousef Ahmadi reivindicou a responsabilidade pelo ataque em nome dos insurgentes, dizendo que militantes derrubaram o helicóptero com dois foguetes.

 

O porta-voz do governo da província de Helmand, Daoud Ahmadi disse que o ataque ocorreu por volta do meio-dia do horário local.

 

Tropas americanas e britânicas estão operando em Helmand, parte de um grupo de províncias pelo sul afegão, onde se concentra o taleban.

 

As tropas americanas estão no sul do Afeganistão como parte da estratégia do presidente Barack Obama para tentar trazer um fim à insurgência que já dura nove anos.

 

Obama ordenou o envio em dezembro passado cerca de 30.000 soldados americanos para o Afeganistão, e a maioria deles deve ser deslocada para o sul.

 

Os comandantes americanos estão planejando uma grande operação em Kandahar, que eles esperam mudar o curso da guerra e possibilite o começo das retiradas das tropas para julho de 2011.

 

Os insurgentes adiantaram seus ataque frente à operação em Kandahar. A violência já matou 28 soldados da Otan neste mês, incluindo as casualidades desta quarta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.