
22 de agosto de 2011 | 19h47
"Eu não imagino que o complexo de Bab Al-Aziziyah irá cair facilmente e acredito que vai acontecer uma batalha feroz", disse Abdel Hafiz Goga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição da Líbia, em entrevista.
"Os rebeldes estão montando postos de checagem nas entradas de Trípoli e eu não acho que ele (Mohammad, um dos filhos de Muammar Gaddafi) conseguirá escapar de Trípoli, e o mesmo se aplica ao coronel Gaddafi", disse ele.
O paradeiro do veterano líder líbio é desconhecido depois que os rebeldes assumiram o controle de praticamente toda a capital.
Mohammad, o filho mais velho de Gaddafi, fugiu nesta segunda-feira de sua residência em Trípoli após ter sido cercado por forças rebeldes. Os outros dois filhos de Gaddafi permanecem sob custódia.
O imenso complexo de Gaddafi em Trípoli, que inclui acampamentos militares, tem sido alvo de bombardeios aéreos da Otan nas últimas semanas, mas os rebeldes disseram nesta segunda-feira que o local permanece fortemente protegido por tanques e atiradores de elite.
Bab Al-Aziziya foi alvo de um bombardeio norte-americano em 1986 que o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, definiu como resposta ao que chamou de cumplicidade líbia no ataque a um clube noturno de Berlim.
Um correspondente da Al Jazeera em Trípoli disse ao vivo que a situação na cidade era aparentemente calma na noite de segunda-feira, mas havia disparos ocasionais e poucas pessoas nas ruas.
(Reportagem de Yasmine Saleh; com colaboração de Tarek Amara em Tunis)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.