Rebeldes líbios a 80 quilômetros de Trípoli planejam ofensiva

Forças rebeldes capturaram a cidade de Bir al-Ghanam no sábado, rompendo semanas de impasse nessa frente da guerra civil na Líbia. Eles pretendem avançar à capital, Trípoli, baluarte do líder Muammar Gaddafi localizado cerca de 80 quilômetros ao norte.

MICHAEL GEORGY, REUTERS

10 de agosto de 2011 | 08h17

As forças de Gaddafi lançaram foguetes Grad contra postos rebeldes de um pequeno acampamento no deserto, e rebeldes revidaram com foguetes e metralhadoras.

Gaddafi diz que os rebeldes são ratos e criminosos inspirados pela Al Qaeda.

Uma densa fumaça branca estava emergindo de Bir al-Ghanam durante os combates. Forças de Gaddafi estão espalhados em um bosque próximo de Bir al-Ghanam e voltaram algumas vezes à cidade para realizar missões de reconhecimento.

Os insurgentes dizem que pretendem atacar forças do governo que estão controlando a cidade próxima de Zawiyah, localizada 50 quilômetros a oeste de Trípoli e a cidade de origem de muitos dos rebeldes que estão participando dos combates no deserto.

Reforços rebeldes em jipes e armas anti-aéreas estavam chegando a Bir al-Ghanam, onde as forças de Gaddafi mantinham pressão.

Tudo o que sabemos sobre:
LIBIAREBELDESATAQUES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.