
10 de março de 2010 | 10h43
Os resultados preliminares das eleições parlamentares do Iraque devem ser divulgados somente na quinta-feira, informou nesta quarta, 10, o chefe da missão da ONU no Iraque, Ad Melkert. No início da semana, havia sido anunciado que os primeiros resultados sairiam nesta quarta.
Veja também:
Atraso em apuração causa suspeitas de fraude no Iraque
Em entrevista coletiva conjunta com o chefe da Comissão Eleitoral, Faraj al-Haidari, Melkert disse que os resultados poderão ser divulgados na quinta de acordo com o desenvolvimento da apuração e as informações recebidas na comissão. O enviado da ONU afirmou que a apuração de votos ocorre de maneira "rápida, precisa e transparente".
Na noite da terça-feira, a Comissão Eleitoral informou que resultados preliminares serão divulgados após a apuração de 30% dos votos. Haidari contou que estão sendo apurados os votos do Exército, da Polícia, dos presos e dos pacientes de hospitais, que votaram antes de domingo.
Mais de 18 milhões de iraquianos foram convocados às urnas para eleger um Parlamento unicameral de 325 cadeiras. Segundo a Comissão Eleitoral, o índice de participação eleitoral foi de 62,4% mesmo com das ameaças e dos ataques terroristas que deixaram 38 mortos e 80 feridos. A Comissão Eleitoral ainda não definiu uma data para o anúncio dos resultados finais das eleições.
Nenhum dos blocos políticos deve conquistar uma vitória com grande margem sobre os outros. Por isso, espera-se que após os resultados das eleições ainda haja um período para a formação de uma coalizão governante, o que pode durar semanas e até meses.
Encontrou algum erro? Entre em contato