Hamid Foroutan/Arquivo/AP
Hamid Foroutan/Arquivo/AP

Reunião entre Irã e AIEA sobre questão nuclear é adiada para fevereiro

Negociações entre Teerã e agência da ONU são separadas das conversas com seis potências mundiais

O Estado de S. Paulo,

14 de janeiro de 2014 | 07h34

VIENA - A agência de fiscalização nuclear da ONU informou nesta terça-feira, 14, que uma reunião prevista para a próxima semana com o Irã para discutir os passos seguintes para reduzir as preocupações sobre o programa nuclear iraniano foi adiada para 8 de fevereiro, sem informar o motivo do adiamento.

As negociações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) são separadas, mas proximamente ligadas, às conversas diplomáticas entre Teerã e seis potências mundiais sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Em novembro, o Irã e a AIEA fecharam um acordo de cooperação com os seis primeiros passos a serem tomados pelo país no prazo de três meses, incluindo conceder acesso a duas instalações nucleares.

As partes anunciaram após uma reunião no mês passado que se encontrariam novamente em 21 de janeiro em Teerã para discutir os próximos passos. Uma porta-voz da AIEA confirmou por email uma reportagem informando que a data da reunião mudou.

Separadamente, o Irã fechou um acordo com Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Rússia em novembro que prevê a redução das atividades nucleares iranianas em troca de um alívio nas sanções econômicas impostas ao país. As medidas entrarão em vigor no dia 20 de janeiro. A AIEA será responsável por verificar o cumprimento pelo Irã de sua parte do acordo./ REUTERS 

Tudo o que sabemos sobre:
IrãAIEAprograma nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.