Site iraniano exibe 'covas' para tropas invasoras

Uma agência de notícias iraniana postou um vídeo em seu site do que diz serem covas coletivas escavadas em preparação para uma eventual invasão.

REUTERS

10 de agosto de 2010 | 14h38

As imagens duvidosas, acompanhadas por uma música ominosa, mostram fileiras e fileiras de covas, numa área deserta.

O vídeo foi postado no site da agência de notícias semioficial Fars -- http://www.farsnews.com/media.php?nn=8905160650 --, mas não havia indicações sobre quando o vídeo foi produzido.

O site afirmou que o Instituto pela Defesa dos Valores da Guerra Santa, que em geral publica livros e filmes sobre a guerra entre Irã e Iraque, de 1980 a 1988, postou o vídeo "para mostrar simbolicamente a prontidão do Irã em enterrar invasores do solo iraniano."

Os Estados Unidos e Israel informaram que não descartam a possibilidade de um ataque militar contra o Irã a fim de evitar que o país obtenha uma arma nuclear, algo que a República Islâmica afirma que não tem como objetivo.

As autoridades iranianas endureceram sua retórica nas últimas semanas, ameaçando fechar o Golfo para a marinha mercante -- algo que teria um impacto enorme sobre o mercado global de petróleo -- e atacar Israel, caso seja atacado.

Tudo o que sabemos sobre:
IRACOVAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.