25 de março de 2009 | 12h08
O incidente ocorreu na noite de terça-feira nos arredores de Khost, segundo o chefe regional de polícia Abdul Qayum Baqizoi.
O presidente Hamid Karzai tem dito que as mortes de civis são a maior causa de tensões entre ele e seus apoiadores ocidentais, que mantêm cerca de 70 mil soldados no Afeganistão para enfrentar a insurgência do Taliban.
Um porta-voz das forças da Otan disse, sem entrar em detalhes, que a aliança está investigando o incidente.
Na semana passada, oficiais dos EUA e o governo afegão entraram em atrito por causa da morte de cinco afegãos na província de Kunduz (norte), durante uma ação militar norte-americana.
As autoridades locais dizem que os mortos não eram militantes, e sim empregados de um prefeito local. Os militares dos EUA afirmam, no entanto, que tinham informações detalhadas sobre atividades ilegais e que foram recebidos a tiros no local.
Mais de 2.100 civis foram mortos no ano passado no Afeganistão, 40 por cento a mais do que em 2007, segundo a ONU. As forças estrangeiras foram responsáveis por um quarto dessas mortes, de acordo com a entidade internacional.
Também em Khost, uma bomba numa calçada matou oito civis e feriu outros oito em um micro-ônibus, segundo as forças da Otan.
(Reportagem de Elyas Wahdat e Golnar Motevalli)
Encontrou algum erro? Entre em contato