Tropas podem começar a deixar o Afeganistão em 2011, diz chefe da OTAN

Prazo final fixado por Karzai para passagem total do controle da segurança às tropas afegãs é 2014

Reuters,

30 de agosto de 2010 | 19h22

COPENHAGUE- O secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Anders Fogh Rasmussen, disse nesta segunda-feira, 30, esperar que os países aliados concordem em começar a passar o controle da segurança no Afeganistão para as tropas locais no ano que vem.

 

Veja também:

linkAtentado taleban mata governador de distrito no leste do Afeganistão

 

"Eu não digo que a situação de segurança no Afeganistão esteja satisfatória, porque ela definitivamente não está. Mas há progresso", disse Rasmussem ao canal TV2.

 

"E eu espero que na cúpula da OTAN (que ocorrerá em Lisboa) em novembro nós decidamos a começar a passar gradualmente a responsabilidade (de segurança para as tropas afegãs) em 2011, acrescentou.

 

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, impôs o ano limite de 2014 para que o Exército afegão assuma a segurança do país das mãos da OTAN e dos Estados Unidos, prazo que Rasmussem disse respeitar.

 

O presidente Barack Obama afirmou que pretende começar a retirada das tropas americanas do país em julho de 2011, conforme as condições no campo de batalha.

 

Rasmussem se opôs a marcar datas para retirar as tropas do Afeganistão, ao afirmar que a ação pode encorajar atentados do Taleban.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.