UE prepara mais sanções ao Irã, diz Van Rompuy

A União Europeia está preparando novas sanções contra o Irã, e partilha com os EUA da preocupação de que a República Islâmica estaria tentando desenvolver armas nucleares, disse na segunda-feira o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy.

REUTERS

28 de novembro de 2011 | 19h23

Falando a jornalistas depois de se reunir na Casa Branca com o presidente Barack Obama e outras autoridades norte-americanas, Van Rompuy não citou detalhes sobre as possíveis sanções.

Em nota divulgada conjuntamente após o encontro, os EUA e a União Europeia disseram partilhar de uma "profunda preocupação" com o programa nuclear iraniano.

"Salientamos nossa determinação de assegurar que o Irã cumpra suas obrigações, incluindo respeitar as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e cooperar plenamente com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para esclarecer as sérias preocupações da comunidade internacional sobre a natureza do seu programa nuclear," disse a nota.

O Irã insiste no caráter pacífico das suas atividades, apesar de já ter sofrido quatro rodadas de sanções da ONU por causa da sua recusa em abandonar o programa de enriquecimento de urânio.

(Reportagem de Laura MacInnis e Steve Holland)

Tudo o que sabemos sobre:
IRAUESANCOES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.