29 de abril de 2011 | 12h55
WASHINGTON - O aumento de tropas estrangeiras no Afeganistão atingiu a insurgência do Taleban, mas também significou um aumento nos casos de violência no país, disse o Pentágono nesta sexta-feira, 29.
O Pentágono, no seu relatório semestral para o Congresso dos EUA, disse que o aumento nos casos de violência, que incluem ataques com bombas em estradas, tiroteios e outros atos, foram em parte gerados pelo aumento de tropas estrangeiras que reforçaram a sua atuação em áreas controladas pelos insurgentes e pelo inverno ameno.
"O aumento das forças e um ritmo maior nas operações permitiram que (as tropas lideradas pela Otan no Afeganistão) atrapalhassem os insurgentes, o que contribuiu para que o Taleban perdesse influência em áreas chave", afirma o relatório.
O presidente dos EUA, Barack Obama, enviou mais 30 mil tropas para o Afeganistão e a violência atingiu em 2010 o nível mais alto desde o início da guerra, que dura quase uma década.
O Pentágono alertou que "batalhas difíceis" estavam se aproximando em 2011, já que o Taleban, adaptando as suas estratégias para responder aos ataques mais constantes dos adversários estrangeiros, tentaria reconquistar áreas ao sul do Afeganistão que tinha perdido em 2010.
O relatório, que cobre o período de primeiro de outubro de 2010 a 31 de março de 2011, também alertou que desafios políticos e progressos lentos na melhoria da governabilidade poderiam colocar em riscos os ganhos feitos em matéria de segurança.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.