Mortes por dengue na Colômbia chegam a 115

No país já foram registrados mais de 112 mil casos da doença

Efe,

15 de julho de 2010 | 03h28

BOGOTÁ - Os mortos por dengue na Colômbia subiram para 115 neste ano, e os casos reportados da doença chegaram a 112.802, informa na quarta-feira, 15, o Ministério da Proteção Social.

Dos 112.702 casos confirmados, 104.671 correspondem a dengue clássica e 8.031 a variante hemorrágica ou grave.

Os departamentos (equivalente aos Estados) que registraram o maior número de vítimas mortais pela doença são Valle del Cauca (sudoeste), com 23 casos; Santander (noroeste), com 15 e Tolima (centro), com 14.

O ministério destaca "a importância de continuar com todas as estratégias de gestão integrada para a mitigação da epidemia a nível nacional".

Além disso, há uma tendência de redução da doença nos departamentos de Boyacá, Caldas, Casanare, Caquetá, Cesar, Guainía, Guaviare, La Guajira, Magdalena, Meta, Norte de Santander, Putumayo, Quindío, Risaralda, Santander, Tolima, Valle, Vaupés e Vichada.

No entanto, explica que o "outro lado continua com uma tendência acima de casos nos departamentos de Antioquia, com 11 vítimas, e no Caribe, como no Atlântico e Sucre a causa do período epidêmico".

Em 2009, foram registrados no país cerca de 71 mil casos de dengue clássica e hemorrágica, frente aos 42 mil casos em média, nos anos anteriores.

No ano passado, 44 pessoas morreram de dengue na Colômbia.

Tudo o que sabemos sobre:
Colômbia, dengue, mortes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.