Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

As vítimas do atentado em Londres

Christine Archibald morreu nos braços do noivo, enquanto Kirsty Boden tentava ajudar as pessoas feridas na Ponte de Londres

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

LONDRES - Oito pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas no sábado 3 em Londres em um atentado cuja autoria foi reivindicada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Três agressores atropelaram diversos pedestres na Ponte de Londres e depois esfaquearam clientes e funcionários dos bares e restaurantes do Mercado Borough. Todos os terroristas morreram após a ação.

As vítimas são originárias de diferentes países. Veja o que se sabe sobre elas até o momento.

Mortos

Christine Archibald, 30 anos

Publicidade

A canadense morreu nos braços de seu noivo, Tyler Ferguson, após ter sido atingida pelo veículo dos terroristas. "Meu irmão mais novo perdeu o amor de sua vida na Ponte de Londres", escreveu Cassie Ferguson Rowe em sua conta no Facebook.

Kirsty Boden, 28 anos

A enfermeira australiana, que trabalhava em um hospital londrino, foi morta quando se dirigia à Ponte de Londres para ajudar as pessoas atropeladas pela van, segundo sua família. "Extrovertida, gentil e generosa", ela adorava o seu trabalho, explicaram seus parentes. "Estamos orgulhosos da reação corajosa de Kirsty."

James McMullan, 32 anos

O britânico estava no pub Barrowboy & Banker no momento do ataque. Ele foi identificado graças a um cartão de crédito encontrado com ele, segundo declarou sua irmã Melissa. Apontado como desaparecido desde o atentado, era procurado pelos amigos nas redes sociais.

Publicidade

Sara Zelenak, 21 anos

PUBLICIDADE

Nascida em Brisbane, na Austrália, ela trabalhava como babá no Reino Unido. "Sara Zelenak teve sua morte confirmada. Encontraram seu corpo e os testes de DNA confirmaram. Obrigado por todo o amor e apoio de todos", disse a mãe da vítima, Julie Wallace, em uma mensagem no Facebook. A jovem desapareceu depois de ter se separado dos amigos durante o ataque.

Ignacio Echeverria, 39 anos

O jurista espanhol, especialista na luta contra a lavagem de dinheiro no HSBC em Londres, passeava com seus amigos quando os ataques aconteceram. Segundo os colegas, ele tentou defender uma mulher que estava sendo atacada no Mercado Borough com seu skate. "Meu irmão Ignacio tentou parar alguns terroristas e perdeu sua vida tentando salvar outros", escreveu sua irmã Isabel no Facebook.

Feridos

Publicidade

Quatro policiais

Um policial à paisana, desarmado e sentado em um pub foi ferido quando tentava ajudar outras pessoas. Um agente de trânsito - um dos primeiros a chegar ao local do ataque -, um oficial de folga e um policial uniformizado também ficaram feridos.

Geoff Ho, jornalista do Sunday Express

Ele tentou ajudar uma pessoa que estava sendo atacada, mas foi esfaqueado no pescoço em frente ao pub Southwark Express.

Daniel O'Neill, 23 anos

Publicidade

Segundo a mãe da vítima, o agressor gritou "Isso é por minha família, pelo Islã" antes de atacá-lo.

Antonio Fili, 35 anos

O agrônomo contou ao site grego Lamiareport.gr o relato de seu filho: "Ele nos disse que os agressores visavam a carótida."

Outros estrangeiros

Sete franceses foram hospitalizados, incluindo quatro em "estado grave". Entre os feridos também há dois alemães, dois australianos, um casal de neozelandeses e um búlgaro.

Publicidade

Desaparecidos

 

Xavier Thomas e Sébastien Belanger

Parentes e amigos estão à procura dos dois franceses.

Socaine Drz

Jovem está desaparecido desde a noite do atentado.

Publicidade

/ AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.