PUBLICIDADE

Palestino morre em bombardeio israelense em Gaza contra Jihad Islâmica

Ação acontece em momento de grande tensão com Israel após morte de um líder do grupo local, que respondeu com o lançamento de vários foguetes contra o Estado hebreu

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

GAZA - Um palestino morreu nesta terça-feira, 12, em um novo bombardeio da aviação israelense na Faixa de Gaza contra integrantes da Jihad Islâmica, anunciou o ministro da Saúde do território controlado pelo Hamas.

Foguetes são disparados da Faixa de Gaza em direção a Israel Foto: Hatem Moussa / AP

PUBLICIDADE

O bombardeio aconteceu em um momento de grande tensão com Israel após a morte de um líder da Jihad Islâmica, grupo local, que respondeu com o lançamento de vários foguetes contra o Estado hebreu. 

O Exército israelense interceptou alguns foguetes com o dispositivo antimísseis "Iron Dome", mas também indicou que atacou dois membros da Jihad Islâmica que pretendiam lançar projéteis, o que representava uma "ameaça iminente".

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, o último bombardeio israelense deixou pelo menos um morto - um homem de 20 anos - e um número não divulgado de feridos.

Sirenes de alarme acionadas

Na manhã desta terça, as sirenes de alarme foram acionadas em várias cidades israelenses, incluindo Tel-Aviv, onde as escolas e universidades foram fechadas após os lançamentos de foguetes.

Sirenes de alarme foram acionadas em várias cidades israelenses, incluindo Tel-Aviv, onde as escolas e universidades foram fechadas após os lançamentos de foguetes Foto: Suhaib Salem / Reuters

Uma fonte militar confirmou os disparos contra Israel a partir da Faixa de Gaza, território controlado há mais de 10 anos pelo movimento islamista Hamas e submetido ao bloqueio israelense.

Publicidade

Em Damasco, na Síria, um ataque contra a residência de um líder político da Jihad Islâmica matou o seu filho e uma outra pessoa, informou a agência oficial síria Sana, que atribuiu o ataque a Israel. 

UE faz pede ‘desescalada’

A União Europeia (UE) alertou nesta terça para uma “rápida e completa desescalada” entre Israel e Gaza.

“Agora é necessário uma rápida e completa desescalada da tensão para salvaguardar a vida e a segurança dos civis palestinos e israelenses”, indicou a porta-voz da diplomacia europeia, Maja Kocijancic, qualificando como “inaceitável” o lançamento de foguetes. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.