Miguel Guitérrez/ EFE
Miguel Guitérrez/ EFE

Venezuela e Turquia firmam acordos sobre temas econômicos e de defesa

Alianças entre Maduro e Erdogan incluem pactos nos setores de petróleo, turismo, transporte marítimo e exploração mineira

O Estado de S.Paulo

04 Dezembro 2018 | 04h41

CARACAS - Um dia depois do desembarque de Recep Tayyip Erdogan em Caracas, os governos de Venezuela e Turquia assinaram nesta segunda-feira, 3, uma série de acordos nas áreas econômica e de defesa. De acordo com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, os pactos marcam uma “nova” era nas relações entre ambos os países.

As alianças incluem acordos nos setores de petróleo, turismo, transporte marítimo e exploração mineira, indústria que a Venezuela espera desenvolver nos estados do sul do país.

Maduro afirmou que a relação comercial entre os dois países é "sincera e próspera", embora o intercâmbio seja recente. A expectativa é que os acordos movimentem aproximadamente US$ 800 milhões este ano.

Também foi firmado um acordo de cooperação em defesa e assuntos militares. Nenhum detalhe adicional foi divulgado sobre o conteúdo dos pactos ou como eles serão implementados.

Recep Tayyip Erdogan realizou nesta segunda a primeira visita de Estado de um líder turco à Venezuela desde que as duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 1999. O presidente turco destacou as medidas "importantes" que os dois governos tomaram para aprofundar uma relação que apresenta uma clara "melhoria".

Além disso, ele pediu para continuar "avançando no mecanismo de diálogo" e o aumento das "visitas e o trabalho" bilaterais.

Os acordos foram assinados no meio da grave crise econômica que atravessa a Venezuela, que enfrenta problemas de escassez generalizada e hiperinflação. \ EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.