Pedro Pardo / AFP
Pedro Pardo / AFP

Trump parabeniza Obrador no Twitter por vitória nas eleições do México

Assessor de segurança nacional do presidente americano havia previsto que se o esquerdista ganhasse o pleito, sua relação com o republicano poderia ‘produzir resultados surpreendentes’

O Estado de S.Paulo

02 Julho 2018 | 06h30

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou no domingo, 1.º, o líder esquerdista Andrés Manuel López Obrador por sua vitória nas eleições gerais do México, e mostrou seus desejos de "trabalhar com ele" para o benefício de ambos os países.

+ Mexicano inventor do 'drible canguru', Blanco é eleito governador, aponta boca de urna

+ Mexicanos escrevem um novo obituário do resistente PRI

"Felicidades a Andrés Manuel López Obrador por se tornar o próximo presidente do México. Desejo muito trabalhar com ele. Há muito o que fazer que beneficiará tanto os EUA quanto o México!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

+ Obrador conseguirá a revolução que prometeu no México?

+ Peña Nieto sai com aprovação de 20%

A mensagem de Trump foi publicada menos de duas horas depois de as pesquisas de boca de urna darem a López Obrador, do Movimento Regeneração Nacional (Morena), a vitória nas eleições.

O governante Partido Revolucionário Institucional (PRI), reconheceu rapidamente sua derrota após a divulgação dessas pesquisas, um fato sem precedentes no partido.

O assessor de segurança nacional de Trump, John Bolton, havia previsto que se López Obrador ganhasse o pleito, sua relação com o presidente dos EUA poderia "produzir resultados surpreendentes".

Bolton lembrou que haverá "um período de transição relativamente longo entre a eleição e a posse do novo presidente mexicano", que assumirá o poder no dia 1.º de dezembro. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.